ARTISTAS ASSOCIADOS
ALBERTINA PRATES
Albertina Prates nasceu em criciúma e mora e trabalha em Florianópolis desde 1975. Formou-se em Artes Plásticas e é Pós-graduada em Artes Visuais Contemporâneas pela UDESC. Transitou por diversas áreas como cinema, teatro, TV, música, figurino, direção artística e atuou como carnavalesca. Como ilustradora, criou o selo "Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca". Participou de Salões de Arte Contemporânea desde Itajaí até SNBA - Carrousel Du Louvre (Paris), com obras catalogadas e premiadas. Seu nome consta no livro de artes "Indicador Catarinense" do MASC, "Anuário de Arte - Arte Atual" publicado em Salvador -Bahia e do livro "Arte Brasileira na Contemporaneidade", publicado em São Paulo e Nova York.
ANDREA V ZANELLA
Andrea V Zanella (Pato Branco/PR, 1963) reside em Florianópolis/SC desde 1994. É artista visual e professora titular aposentada da UFSC. As temáticas memória e esquecimento, tempo e experiência, herança da trajetória acadêmica, apresentam-se em sua produção artística, em diferentes composições. Trabalha com pintura, desenho, escrita, cerâmica, instalações, fotografia e bordado. Realizou sua primeira exposição individual no Museu da Escola Catarinense em 2023 e participa, desde 2018, de exposições coletivas. Dentre os trabalhos artísticos publicados, destacam-se: Lama (Kamilla Nunes (org.). Contorno. Cais Editora, 2022); Poemias (Cais Editora, 2020); Entre Galerias e Museus: diálogos metodológicos no encontro da arte com a ciência e a vida (Pedro & João, 2017).
(48) 99981 - 8670
ANGELA MACKRODT
Ângela Mackrodt nasceu em Novo Hamburgo (RS) e atualmente reside na cidade de Florianópolis. Formada em Artes Plásticas na Universidade do Distrito Federal, frequenta o coletivo Na Casa, tendo como professora, orientadora e curadora a artista Meg Tomio Roussenq, particando pintura "aquarelado em acrílico" e arte contemporânea com fotografia desde 2010.
(48) 99926 - 7755
ANGELA SOUZA
Ângela Souza nasceu na cidade do Rio de Janeiro e atualmente reside em Florianópolis. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói/RJ. Dedica-se às artes plásticas desde 1996, tendo realizado cursos com as artistas Flávia Fernandes e Sônia de Brida Zanette. Trabalha atualmente com desenhos em pastel oleoso sobre papel.
(48) 99980 - 1602
CISSA MONGUILHOTT
Cissa Monguilhott nasceu na cidade de Rio do Sul / SC e atualmente reside em Florianópolis. Frequentou os cursos de Educação Artística (UDESC), Artes Visuais (UNIASSELV) e posteriormente graduou-se como técnica em Museologia pela UFSC (2011). Possui formação continua em cursos livres de artes e suas diversas linguagens e interfaces. Desenvolveu atividades como curadora, promotora de eventos na área de educação artística, professora de artes na experimentação de técnicas plásticas e ministrante de oficinas artísticas.
(48) 99184 - 3889
DAVID RONCE
Nascido em San Diego (Califórnia), desde cedo se viu ultrapassado pela arte. A trajetória de sua carreira inclui a graduação em Artes Visuais (pintura, atuação e cinema) na Universidade da Califórnia e o Mestrado em Artes (cinema) na Universidade de São Francisco (Califórnia). Sua história de mais de 40 anos de produção é permeada por expressões artísticas nas mais variadas formas de manifestação. No cinema, trabalhou com direção, fotografia, som e edição de filmes em live-action e animações, muitos dos quais apresentados nas principais cidades americanas como Nova York, São Francisco, San Diego, entre outras. Estas cidades abrigaram também, em renomados espaços, exposições de seus trabalhos de pintura, desenho e fotografia, cujas criações intensas se estendem até hoje. Vive no Brasil desde 2012, na cidade de Florianópolis, onde participou de exposições individuais e coletivas.
DULCE PENNA
Dulce Penna nasceu na cidade de Cachoeira do Sul (RS) em 16 de abril de 1957. Morou em Porto Alegre até mudar-se para Florianópolis. Em 1989 buscou o Centro Integrado de Cultura – CIC para dedicar-se à pintura acrílica sobre tela. Estudou com Jairo Schmidt, Fernando Lindote e Mara Santos. Participou de diversas exposições, individuais e coletivas, e ganhou o 2o lugar noSalão de Novos Artistas em 1990. Em 2004 iniciou os estudos em aquarela com a artista e professora Zulma Borges Amorim. Em 2011 frequentou o Espaço Coletivo NACASA com a orientação da artista Meg Roussenq. A partir de 2015 decidiu aprofundar seus estudos de aquarela com o prof. Ari de Goes. Busca em seu trabalho a expressão de algo que ainda não foi dito, não foi pintando, e não existiria se ela não o tivesse realizado. Costuma pintar seus sonhos, que inúmeras vezes aparecem em formas de imagens coloridas. Pintatambém em círculos, que chama de mandalas e neste trabalho, encontra seu eu mais profundo. Em sua prática como psicóloga e professora, utiliza a arte como recurso para a expressão de sentimentos dos alunos e clientes, através de mandalas e colagens.
(48) 99960 - 4966
ELIANE VEIGA
Eliane Veiga é natural de Itajaí / SC e atualmente reside na cidade de São José. Bacharel em Artes Plásticas Pintura e Gravura pela UDESC no ano de 2003, trabalha com diversas linguagens como pintura, gravura, escultura e fotografia. Realizou diversas exposições individuais e coletivas ao longo de sua trajetória, em lugares como o Museu Histórico de Santa Catarina (Florianópolis), Museu de Arte de Santa Catarina no Centro Integrado de Cultura (Florianópolis), Museu Histórico de São José (São José), Bienal Guadalupana (México) e Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Rio Grande do Sul).
FÁBIO FIALHO
Fábio Fialho, natural de Porto Alegre - RS (1976) e radicado em Florianópolis -SC (2007), atua na pesquisa e experimentação com materiais biocompatíveis desde o ano de2010. Me. Eng. de Aquicultura pela UFSC (2015), trabalha como projetista e designer na empresa Vértica Jardins, onde é o autor de mais de 200 obras com jardins verticais. A partir dessa experiência, confecciona os primeiros Forófitos (2016), série de esculturas em baixo-relevo, biofílicas, colonizadas por musgos, líquens e pequenas plantas, e tema de sua primeira exposição individual realizada no Espaço Glauco Olinger do Jardim Botânico de Florianópolis (2018).
(48) 99932 - 6092
GABRIELA LUFT
Gabriela Luft é natural de Florianópolis, Santa Catarina. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo e, em seguida, especializou-se em Artes Visuais. Já participou de exposições coletivas e individuais no Brasil, em Portugal e na Itália. Autora dos livros de aquarela ‘Mia Firenze: un giro per Firenze attraverso le sensazioni’ e ‘Floripa, sua Linda’ e do livro de colorir ‘Os Encantos de Floripa’. Atualmente, coordena o Garage Atelier, em Florianópolis, um espaço múltiplo que une arte, cultura e arquitetura.
(48) 99989 - 8003
Ateliê: Rua Arcipreste Paiva, nº 43. Edifício Praça XV, Sala 305. Centro, Florianópolis/SC.
GAVINA
Gavina nasceu em Bagé (RS) e atualmente vive e trabalha em Florianópolis. Formou-se em Licenciatura em Arte Educação e Bacharelado em Artes Plásticas na URCAMP em 1986. Durante sua trajetória, trabalhou com Design de Calçados durante 25 anos e realizou uma Especialização em Linguagem Plástica Contemporânea, na UDESC (Florianópolis), em 2000. Sua imersão na técnica tradicional da xilogravura iniciou-se no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis em 2017, se estendendo até os dias atuais. Seu trabalho consiste majoritariamente em observações botânicas, que rapidamente se despreocupam em reproduzir qualquer realidade factual. Exploram o olhar em torno e as nuances capazes de serem produzidas pela gravação na busca de dimensões, luz e sombra.
(48) 99922 - 9349
GELSYR RUIZ
Gelsyr Ruiz nasceu em Bagé (RS) e reside em Florianópolis desde 1980. Cursou Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisa e experimenta diversas técnicas no campo das artes visuais (pintura, desenho, gravura, fotografia, colagem e instalação) em seu ateliê no Bairro Estreito, em Florianópolis. Seu processo no desenvolvimento dos trabalhos envolve um pensamento a priori que vai se aproximando afetivamente do tema para o desenvolvimento e finalização da sua proposta. Na maioria das vezes existe uma construção resultante de um olhar sobre as relações entre o homem - natureza - meio urbano e social. Atualmente é o presidente da ACAP.
(48) 99989 - 4813
GIOVANA ZIMERMANN
Giovana Zimermann é artista visual, estudiosa e apaixonada por estudos urbanos, artes visuais e audiovisuais. Seu interesse pela cidade surgiu através de sua atuação em arte urbana (Lei Municipal de Florianópolis nº 3.255/89). Interagindo com o âmbito público, sentiu necessidade de buscar maior conhecimento dos autores do Urbanismo. Nesta busca, ingressou no Mestrado de Arquitetura e Urbanismo e História da Cidade (UFSC), com a pesquisa Arte Pública em Florianópolis: a Praça XV como lugar praticado, publicada em 2009. Prosseguiu no doutorado, investigando a cidade na literatura e no cinema, que deu origem ao livro Rio de Janeiro e Paris: A Juventude Apache do Cinema na Periferia, da Editora Autografia. Além disto, também escreveu e dirigiu os curta-metragens: BRANCURA. Brasil, cor, 15 minutos, 2016. RIO DE JANEIRO E PARIS. Brasil/França, cor, 8 minutos, 2015. DA JANELA. Brasil, cor, 15 minutos, 2019. A PRAÇA XV COMO LUGAR PRATICADO. Brasil, cor, 8 minutos, 2009.
(48) 98834 - 1818
IARA DREGER
Orientada pelos artistas Rodrigo de Haro, Neocy Sin, Lenice Inês Weis, Silvia Carvalho, Mara Santos e Meg Tomio Roussenq, desenvolvi o encanto pela arte e a ela me entrego para não morrer da verdade [Friedrich Nietzsche]. Cada gesto com os pinceis, o crayon, o grafite e com as próprias mãos, é um mergulho corajoso na vastidão do meu crítico olhar e sentimentos, na busca de romper com os meus limites, me lançando no desconhecido. A obra é sempre um manifesto, um ensaio, uma revelação e uma descoberta surpreendente, suscitada nas técnicas dos artistas que me precedem e experimentos que eu mesma desenvolvo.
(48) 99111 - 4711
ISOLETE DOZOL
Iso Dozol possui formação em meio ambiente e, há alguns anos, aquarelista. Realizou formações com Jadna Pizzolotto, Wagner Zuri, José Maria Dias da Cruz, Ari de Goes Jr., Julius Xadek. Incluo na formação workshops como Carlos Avelino, Renato Palmuti, Galina Gonzima (Rússia), Simonida Filipova (Macedônia), João Cabral (Portugal), Patrícia Vargas, Nicolas Lopez (Peru). Atualmente, faço curso de História da Arte com a Profª Luciane Vasquez. Participei de exposições coletivas e do e-book EUS. Integro a Associação Catarinense dos Artistas Plásticos, o Círculo Artístico Teodora e o Grupo Urban Sketchers / Brasil / Florianópolis. Pinto como busca de expressão e aconchego dos meus eus.
(48) 99911 - 5272
JAIME BAIÃO
Jaime Baião é médico reumatologista, professor aposentado da UFSC e autodidata em pintura. Começou suas atividades como artista em 1979 e desde então mantém-se constante na sua busca pictórica. Expôs internacionalmente em cidades como Paris, Nova York, Porto (Portugal) e Helsinki (Finlândia).
(48) 99947 - 9799
JANETE MACHADO
Janete Machado nasceu e reside em Florianópolis. Possui formação em Educação e participou de vários cursos livres e estudos orientados em Artes Visuais. É associada da ACAP e participou do Coletivo Artístico Nacasa durante seis anos e do Coletivo de Arte e Galeria Ponto D'Arte, ambos em Florianópolis. Suas exposições individuais mais significativas foram "Rotas Alteradas - reflexões sobre a violência contra as mulheres" (2017) no Centro Integrado de Cultura / CIC e no Espaço Cultural da UFSC, "Pertencimento" (2015) no Coletivo Artístico Nacasa e "Cartografias do Possível" (2015) na Galeria de Arte Martinho de Haro e no Coletivo Artístico Nacasa. Participou de inúmeras exposições coletivas com artistas da ACAP e com o grupo de artistas orientados pela artista visual e curadora independente Meg Tomio Roussenq, sendo a última uma exposição coletiva em Portugal. Recentemente recebeu o Prêmio de Primeiro Lugar no concurso de artes visuais "Grande Prêmio de Arte da Cidade de Davos" (Suíça) em 2019, em parceria com a Galeria Ecléttica (Itália).
(48) 99968 - 3181
JÚLIA STEFFEN
Júlia Steffen (1996) é artista visual e designer, natural da cidade de Florianópolis, onde trabalha e reside. É Mestra em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com projeto voltado para a acessibilidade em obras de arte para pessoas cegas, e graduada em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2019. Sua produção é centrada na temática do "ser mulher" na atualidade. Através de suas vivências em diversos lugares da América Latina, retrata a realidade de mulher latinas expondo o racismo, machismo, homofobia e xenofobia experenciados diariamente em uma sociedade colonizada. Nos últimos anos foi contemplada pelos editais Aldir Blanc (2021) e Elisabete Anderle (2022) do estado de Santa Catarina.
(48) 99671 - 5436
LAÏS KRÜCKEN
Laïs Krücken (São Paulo, Brasil, 1946) é artista visual. Vive e trabalha em Florianópolis, SC. Tem um percurso interdisciplinar, envolvendo estudos relacionados à linguagem, à literatura e a técnicas artísticas. Seu interesse artístico transita por elementos da natureza e objetos banais do cotidiano que, coletados, se tornam elementos de suas obras, as quais exploram as linhas de constituição da matéria e suas tramas, cores e alterações morfológicas naturais. Graduada em Fonoaudiologia (PUCSP, 1967) e pós-graduada em Linguagem (CFFa, 1989) e Psicologia do Desenvolvimento Humano (USP-IP, 1995) exerceu a clínica e a docência em São Paulo, Salvador e Florianópolis. O interesse pelas artes visuais, cultivado desde a adolescência em cursos esporádicos e visitas a museus e exposições, se manifestou no exercício profissional e na educação dos filhos, particularmente na pesquisa do desenho infantil, presente na tese de doutoramento e em publicações. As atividades artísticas ampliaram seu espaço de expressão a partir de 2011, sob a orientação de diversos artistas.
(48) 99933 - 8058
Ateliê: Rua Eduardo Nicolich, 33, ap.602. Agronômica. Florianópolis/SC.
LILIA LUBIA
Lilia Lubia Consalter Agnes nasceu em Passo Fundo (RS), em 1956. Formada em Letras Literatura Inglesa – Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Maranhão, em São Luiz. Cursou Letras – Licenciatura Plena, como também o Mestrado em Tradução, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis; Arquitetura e Urbanismo na Unisinos (incompleto), em São Leopoldo (RS). Outros cursos: Decoração na Faculdade de Belas Artes, em Passo Fundo (RS); e pintura de técnicas variadas com ênfase em pintura a óleo, sob orientação da artista visual Meg Tomio Roussenq, no espaço Nacasa – coletivo artístico em Florianópolis.
(48) 99949 - 8919
LISETE ASSEN
Lisete Assen nasceu em Porto Alegre (1954) e reside em Florianópolis desde 1982. É arquiteta-urbanistica, UFRGS (1980) e doutora pela FAU - USP (1999). Aposentada da UFSC (2002) e da UNIVALI (2021). Dedica-se à arte desde a década de 1980, percorrendo diversas técnicas. Estudo e pratico a aquarela, de modo mais intenso a partir de 2015, com o mestre aquarelista Ari Goes Jr. e através de oficinas e cursos com outros aquarelistas brasileiros e de outras culturas. Busco caminhos exploratórios da relação entre a arte abstrata e figurativa no diálogo com a realidade sensível e a apropriada.
(48) 99969 - 0850
Ateliê: Rua Jurerê Tradicional, 300, sala 5. Jurerê, Florianópolis/SC.
LUAH JASSI
Luah Jassi (1955) é artista visual, natural da cidade de Florianópolis (SC) e atualmente vive e trabalha entre Criciúma (SC) e Florianópolis. Participa de cursos livres desde 1990, sendo eles: Desenho e Pintura com Marlene Milaneze Justi na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (1990); Escola de Artes Visuais do Parque Lages, no Rio de Janeiro (2013); e Pintura e Atravessamentos (2018), com Meg Tomio Roussenq no Coletivo Artístico NACASA, em Florianópolis. Participou de diversas exposições coletivas nacionais e internacionais, sendo as mais recentes: "Aprendendo a Lidar com as Incertezas" na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti em Florianópolis (2023); "Combinatória dos Gestos", no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis (2023); "O Circo que nos Habita" na Cia Arte e Cultura em São Paulo (2023); e "Liberdade: homenagem ao povo brasileiro", na Galeria Zagut no Rio de janeiro (2023).
(48) 99974 - 0130
LUÍZ CARLOS SCHMIDT
Luís Carlos Schmidt nasceu e reside atualmente na cidade de Florianópolis. Autodidata nas artes, se destaca por seus trabalhos em nanquim, que retratam a cultura açoriana em Florianópolis. É o 2º Tesoureiro da ACAP na gestão atual.
(48) 99962 - 0899
MARIA ESMÊNIA
Maria Esmênia é artista plástica e professora universitária aposentada na Área de Educação. Estuda e produz arte desde os anos 90, tendo realizado cursos e oficinas com artistas brasileiros, como Sônia de Brida Zanette, Zulma Borges, Juliana Hoffmann, Patrícia Amante, Palmita Villar, Ari de Góes Jr, Renato Palmuti e Carlos Avelino e com artistas interacionais, tais como Simonida Filipoca Kitanovska (Macedônia), Alfonso Tajada (Canadá), João Cabral (Portugal) e Galina Gomzina (Rússia), entre outros. Participou de exposições individuais e coletivas, em sua maioria apresentando aquarelas. Recentemente, expôs na Ava Galleria, localizada em Helsinki, na Finlândia. Pinta para registrar momentos da vida, da natureza e dos sentimentos.
(48) 99101 - 0417
MARIETTE VAN DE SANDE
Mariette van Sande nasceu no ano de 1952 em Bergeyk (Holanda). Imigrou para o Brasil em 1958, onde se formou em Medicina. Desde a infância, se interessa pelas mais diversas expressões artísticas como a música, dança, desenho e pintura. Durante os anos, estudou com artistas como Nilo Dias, Domingos Fossari, Dirce Kolbes, Joel Figueira, Eduardo Komochena e Meg Tomio Roussenq. Expôs em Florianópolis, Rio de Janeiro e Finlândia.
(48) 99960 - 6748
MARILENE DE ORLEANS
Marilene de Orleans nasceu e reside atualmente na cidade de Florianópolis. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde 1993 dedica-se às artes plásticas. Estudou com artistas como Rubens Oestroem, Sérgio Fingermann, Nuno Ramos, Edith Derdyk, Dudi Maia, Nelson Felix, Geraldo Leão, Vania Bueno, José Kincerele e Maria do Barro. Expôs individualmente em Santa Catarina em diversas ocasiões e internacionalmente em cidades como Hillsville (EUA), Galax (EUA), Farmville (EUA), Charlotesville (EUA), RIchmond (EUA) e Tolouse (FR). Foi contemplada com um mês de residência artística devido ao 1º lugar no Concurso de Arte Contemporânea dos Companheiros das Américas em Vírginia (EUA).
(48) 99982 - 3152
MARINELA GOULART
Marilena Goulart nasceu em Videira (SC) em 1965 e reside em Florianópolis desde 1977. É formada pela Faculdade de Educação Artística - habilitação em Artes Plásticas, UDESC - 1990. Realizou pesquisas e desenvolvimento de esculturas em cerâmica e metais no Arts Studio da University of South Florida, USA, 1996. Em mais de seus 30 anos de atuação artística, trabalhou com materiais variados como mármore, ferro, aço inox, fios de alumínio, tela, cerâmica, cimento, vidro, imprimindo expressões escultóricas, tecendo materiais de grande e pequeno porte, além da pintura. Entre exposições individuais e coletivas, seus trabalhos foram apresentados em importantes centros culturais de Florianópolis, São Paulo, Chile, Itália, Portugal e França. Sua expressão artística se desenvolve, atualmente, em seu ateliê, localizado no Rio Tavares, Florianópolis, próximo ao mar. É ali, em meio à natureza exuberante, que também esculpe obras que habitam o espaço urbano.
(48) 99960 - 8277
MARLENE EBERHARDT PRADO
Marlene Eberhardt Prado nasceu em Gaspar (SC) em 1948. Em 1968 mudou-se para Curitiba, onde ingressou no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1983 graduou-se em Publicidade, no Rio de Janeiro, onde residia. A partir deste período, teve muitas oportunidades de viagens, iniciando visitas e estudos constantes à museus e galerias. A ligação com a arte se intensificou e passou a frequentar cursos livres de pintura à óleo e acrílico desde então. Em 2002 mudou-se para Florianópolis e iniciou a formação em Terapia Artística, concluindo em 2006. Os dois primeiros anos desta formação foram dedicados inteiramente à História da Arte. Paralelamente, fez cursos de pintura em aquarela e de modelagem em argila. Nesta época, surgiu o seu interesse maior pela técnica da aquarela. Desde 2017, tem mentoria e acompanhamento individualizado com o Instrutor Aquarelista Ari de Goes. A partir deste ano, tem se dedicado exclusivamente ao seu caminho autoral, se expressando através da pintura e frequentado workshops com artistas nacionais e internacionais, assim como participado de viagens em grupo com aulas teóricas e práticas ao ar livre (en pleinair). Seu trabalho atual tem como temática, a observação constante da Lagoa da Conceição, onde propõe as suas necessidades e a sua recuperação.
(48) 98428 - 3984
MEG TOMIO ROUSSENQ
Meg Tomio Roussenq é artista visual, nascida em Rio do Sul / SC em 1958 e há 15 anos vive e trabalha na cidade de Florianópolis. Graduada em Comunicação Social / Jornalismo no ano de 1981 pela PUC Rio Grande do Sul, se especializou em pintura mural e afresco em Mezzolombardo (Itália) em 2002. Também possui um Mestrado em Poéticas Visuais na linha de processos de criação pelo PPGAV UFRGS. Atua a 22 anos como professora de artes em todo o estado de Santa Catarina. Suas principais exposições individuais recentes foram "DES TEMPO - Fronteiras em Aberto" (2019) na Bienal de Curitiba polo SC e "Noosferas" (2015) no Centro Integrado de Cultura / CIC em Florianópolis. Possui obras nos acervos do Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Memorial da América Latina, SCAR Jaraguá do Sul e Fundação Cultural de Blumenau.
(48) 99182 - 5666
MIRIAM PORTO
Miriam Porto nasceu em Tubarão / SC e atualmente reside e trabalha na cidade de Florianópolis. Nos últimos 11 anos teve orientação da artista Meg Tomio Roussenq no Coletivo Artístico Nacasa, além de anteriormente ter participado de cursos de desenho e pintura. Nos últimos anos, expôs individualmente na Sala Lindolf Bell no Centro Integrado de Cultura / CIC em Florianópolis com a exposição Visível Tangível (2017) e coletivamente na exposição Ponte Cultural Brasil - Sverige (2017) na Galeria Bellman em Estocolmo (Suécia).
NELMA CAMARGO
Nelma Camargo é formada em Psicologia com especialização em cursos de arte com várias expressões artísticas: Museologia, História da Arte, Ilustração Botânica, Estamparia, Pintura em Aquarela, Pintura em Tinta Acrílica e Óleo e Pintura Digital. Sua história de mais de 16 anos na pintura abrange vários tipos de expressões e, ao longo de sua trajetória realizou exposições no Museu Histórico de São José, SC, e, por edital, foi escolhida, para expor na Fundação Cultural de Mato Grosso do Sul, MS, tendo obtido Medalha de Ouro em dois de seus trabalhos na Academia Campinense de Letras (SP). Outras cidades, além de Santa Catarina, abrigaram também, em renomados espaços, exposições de seus trabalhos : Suíça, Portugal, Finlândia, França participando, também, da Bienal de Tóquio (Japão), da Bienal Européia-Latino Americano de Arte Contemporânea (RJ) e do Consulado Brasil-Estados Unidos (USA). No acervo do Centro Cultural do Rio de Janeiro e na Pinacoteca de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, constam dois dos seus trabalhos. Vive e trabalha na cidade de Florianópolis onde continua participando de exposições de artes plásticas, além de trabalhar com texturas para mundos virtuais.
(48) 99829 - 7253
ONILDO BORBA
Onildo Borba nasceu na cidade de Navegantes / SC e atualmente reside e trabalha na cidade de Florianópolis. O artista se destaca por utilizar-se principalmente da pintura acrílica e óleo sobre tela e carpete, representando símbolos de Florianópolis como a arquitetura, os pescadores, o folclore e tradições populares e religiosas. Borba também é membro, além da ACAP, do Grupo de Artistas Plásticos de Balneário Camburiú (GAP) e da Confraria Destherrense de Artes Plásticas (CODAP). Recentemente, expôs no início de 2020 no Mercado Público de Florianópolis com a exposição "Imagens e Memórias de uma Ilha". Atua como 1º Tesoureiro na atual gestão da ACAP.
(48) 99917 - 8834
OSMAR YANG
Osmar Yang (1957) nasceu em Santa Rosa / SC. Após estadia na Europa de 1998 a 2001, onde frequentou oficinas de pintura da Volkshochschule em Munique (Alemanha) e oficina de restauração em Florença (Itália), retornou ao Brasil para Florianópolis. Frequentou ainda oficinas no Centro Integrado de Cultura (CIC) com a artista Patrícia Laus. Participa desde 2015 do Ateliê Alvéolo de Aquarela e desde 2016 do Grupo Urban Sketchers Florianópolis.
(48) 99607 - 3238
PEDRO GOTTARDI
Pedro Gottardi é artista visual, performer, produtor cultural e professor do ensino superior e escola livre. Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, 2021. Graduado em Artes Visuais pela mesma instituição, 2018. Atuou como conselheiro de Cultural no Município de Blumenau/SC, 2019-2021. Desde 2017, vem expondo seus projetos na cena local, estadual e nacional. Trabalha com temáticas que envolve o corpo e sua subjetividade, o reconhecendo como campo de exploração no processo criativo. Em 2019 expôs no Salão Angelim Furb emBlumenau/SC a exposição: Dilatação Antropofágica; No Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO) a exposição: Dilaporal; No Museu de Arte de Blumenau (MAB) e Na Fundação Cultural de Navegantes/SC a exposição: A Poiesis de um corpo [des]construído e [ex]posto. Teve obras aprovadas em 2019 nos editais do ISalão de Artes Visuais Clodomiro Amazonas em Taubaté/SP e II Salão de Artes Visuais de Navegantes/SC. Também teve a oportunidade de expor a exposição sob título Dilatação Antropofágica, em 2020 na Grande Galeria, no Espaço Cultural UFMG, Belo Horizonte/MG. No mesmo ano pandêmico, aprova projetos culturais emeditais como o Elisabete Anderle 2020, Prêmio Funarte RespirArte, #sculturaemsucasa, Prêmio Leide Regina de Liz. Para complementar, em 2020 publicou seu primeiro livro"O Corpo[carne]: arte, estética e formação docente", trazendo contextos sobre pesquisa em arte e educação.
(47) 99654 - 9857
RICARDO DO ROSÁRIO
Ricardo do Rosário é artista visual de Santa Catarina, pós graduado em Arte e Educação, membro atuante da Associação Catarinense de Artistas Plásticos – ACAP, membro do Grupo de Estudos em Aquarela Alvéolo (com Zulma Borges) e ex-mentorado da artista Meg Tomio Roussenq. Já foi premiado nacional e internacionalmente, além de ter participado de exposições, mostras, salões, feiras e revistas, entre os quais destacam-se: Exposição individual V.I.D.A., no Espaço Cultural Toque de Arte – UNESC, Criciúma/SC (2024); Exposição individual REJEITO, no Salão Angelim – FURB, Blumenau/SC (2023); Exposição Coletiva “The MEAM Hall” no Museu Europeu d’Art Modern – MEAM, em Barcelona/ESP (2022); e Mostra Internacional “Entre Lobo e Cão” na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2021).
(47) 99967 - 1767
ROBERTA VIOTTI
Roberta Viotti nasceu em São Paulo e se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em 1986. Depois de formada, viveu 23 anos em Milão onde pôde desenvolver, paralelamente ao trabalho de arquiteta, seu lado artístico através de cursos organizados pela prefeitura. Retornou ao Brasil em 2013 para trabalhar em Florianópolis e em 2016 retomou o contato com a aquarela, técnica que a conquistou pela sua frescura e transparência. Durante a pandemia participou de vários cursos online, inclusive de modelo ao vivo, aprofundando seus conhecimentos na técnica da aquarela. Atualmente, além de dar aulas de aquarela e pintar retratos sob encomenda, Roberta está organizando a publicação de um livro de poemas e aquarelas e uma exposição no tema "Raízes e Ramos". Seus estudos visam trazer para suas obras o lado expressionista e sonhador da sua personalidade.
(48) 98445 - 0400
RODRIGO GONÇALVES
Rodrigo Gonçalves, também conhecido como Gonça, é artista visual, professor e pesquisador. Vive e trabalha em Florianópolis. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e cursou Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Realizou seu doutorado em Educação na UFSC. Pesquisa a interface entre corpo, cidade e arte, procurando compreender a percepção do espaço e do mundo visual por meio da expressão artística e corporal. Transita por diversas linguagens artísticas, como o desenho, a pintura, a fotografia, a escrita, a instalação e as intervenções urbanas. Investiga várias possibilidades na atuação de um estar-em-movimento, mas algo sempre é recorrente: o estudo das subjetividades, do corpo, do espaço habitado e da arte como potência poética, de um cotidiano e imaginário urbano.
(48) 99155 - 6547
RODRIGO PEREIRA
Rodrigo Pereira estudou Artes Visuais em São Paulo, formando-se em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. Sua obra geralmente se refere a paisagem, a arquitetura, as tradições culturais do povo catarinense. Seu trabalho se relaciona com essa cultura e sua memória. Trabalha na criação de uma iconografia particular. Um trabalho que remete a um tempo indeterminado, reconstruído, rememorado e reflexivo. Seu interesse por temas diversos, como: antropologia, arqueologia, história, cultura popular e ciências humanas compõem o repertório de seu discurso artístico.
(48) 99127 - 0736
RODRIGO SILVESTRI
Rodrigo Silvestri trabalha como diretor de arte desde 2005 em agências de propaganda. Por vontade de evoluir na profissão e de se expressar de forma mais livre, começou a experimentar técnicas e materiais, passando por giz pastel, tinta acrílica e óleo. Atualmente trabalha majoritariamente com arte digital, com modelagem 3D e ilustração. Expôs na Galeria ArtLab São Paulo (2019) e na Expo Projeto Cultural São Paulo (2019).
(48) 99610 - 6665
SANDRA DE MELO
Sandra Elizabeth de Melo é natural de Florianópolisl. Formou-se em Pedagogia pela UDESC e pós graduou-se em Gestão Educacional pela Faculdade Energia/SC. Fez cursos profissionalizantes de pintura na Escola Profissional Feminina Jorge Lacerda/Florianópolis, e a partir daí, desenvolveu seu trabalho com pintura à óleo sobre tela. A partir do ano de 2004, após a reprodução de 14 fotografias das Ilhas dos Açores/Portugal, em pintura realista, fez várias exposições individuais com esta série, através da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Prefeitura de Imbituba. Realizou ainda outras diversasexposições individuais e coletivas. A partir de 2015 participou de Oficinas no Centro Integrado de Cultura/Florianópolis, com o professor Jayro Schmidt e com a professora Patrícia Amante, quando direcionou seus trabalhos para a arte abstrata. Desenvolveu em 2017, 2018 e 2019, trabalho voluntário com aulas de pintura em tela, para crianças e adolescentes de Casas Lares. Fez Curso de Formação ministrado por Sergio Fingermann,”Da criação à Exposicação” de 3/7 a 30/10/2021, e Curso de Extensão com o mesmo professor de 16h em 11/2022. Participou da Expo Art SP, Feira de Artistas Independentes com exposição do Coletivo Arte Desafio, na Art Lab Gallery/ SP em Março/2022. No momento faz curso de “Processo Criativo” com a professora Patrícia Amante no Centro Integrado de Cultura/Florianópolis/SC.
(48) 99689 - 7001
SOLI
Soli nasceu no município de Palhoça, onde reside e trabalha atualmente. A artista iniciou suas atividades artísticas na marmoraria pertencente à família, produzindo desenhos diversos gravados em granito. Mais tarde, as cores vibrantes nas obras em acrílico sobre tela, revelaram a narrativa do cotidiano dos personagens folclóricos, os costumes e tradições do povo brasileiro e particularmente, da cultura açoriana.
(48) 99971 - 5416
VERA SABINO
Vera Sabino nasceu no ano de 1949 em Florianópolis, onde atualmente vive e trabalha. A artista tem preferência pelo folclore catarinense, além de contextualizar sua obra na cidade de Florianópolis. Autodidata, teve o primeiro contato com as tintas aos oito anos de idade. Aos 14 anos, ganhou o 1º lugar no Prêmio Desenho do Salão de Artes Plásticas para Novos, em Curitiba. Sua primeira exposição individual foi na Ilha de Santa Catarina, aos 18 anos. É reconhecida nacionalmente, com participação em mais de 60 exposições, sendo duas na França e uma nos Estados Unidos. A temática de seus quadros sempre foi voltada para as histórias que ouviu quando criança: as bruxas de Cascaes, as histórias da ilha, os santos, as igrejas, as flores e as figuras femininas. Para Vera, sua marca registrada é a técnica que utiliza, com tinta acrílica e eucatex. Foi uma das fundadoras da ACAP e participa da associação até os dias atuais.